REUNIÃO INTEGRANTES APAE - Escola Lar do Carinho
REUNIÃO INTEGRANTES APAE - Escola Lar do Carinho
Reunião com integrantes da APAE – Escola Especial Lar do Carinho
Na noite de ontem, as 19:30 horas, na sala de reuniões da Câmara Municipal de Vereadores de Crissiumal, estiveram reunidos os vereadores 𝐆𝐢𝐥𝐛𝐞𝐫𝐭𝐨 𝐕𝐨𝐥𝐩𝐚𝐭𝐭𝐨 – 𝐏𝐏, 𝐄𝐥𝐢𝐬𝐢𝐚 𝐓𝐨𝐫𝐦𝐞𝐬 – 𝐌𝐃𝐁, 𝐕𝐚𝐥𝐞𝐫𝐢𝐨 𝐑𝐮𝐩𝐩𝐞𝐧𝐭𝐡𝐚𝐥 – 𝐏𝐎𝐃𝐄𝐌𝐎𝐒, 𝐑𝐚𝐟𝐚𝐞𝐥 𝐌𝐞𝐝𝐢𝐧𝐚 – 𝐏𝐒𝐁, 𝐉𝐚𝐧𝐢𝐜𝐞 𝐁𝐞𝐧𝐚𝐭𝐭𝐢 – 𝐏𝐒𝐃 𝐞 𝐃𝐢𝐥𝐬𝐨𝐧 𝐙𝐢𝐦𝐦𝐞𝐫𝐦𝐚𝐧𝐧 – 𝐏𝐎𝐃𝐄𝐌𝐎𝐒 com integrantes da equipe de funcionários e dirigentes da APAE de Crissiumal.
Num primeiro momento as colaboradoras da Apae, Romarisa de Moura, Milena Zanella com contribuição dos integrantes da Diretoria Maikeline de Mattos e Mateus Weber explicaram onde os valores de emedas e recursos são investidos na instituição, deixando claro que esses valores provenientes de verbas recebidas são para destino específico não podendo ser gasto em despesas na manutenção da estrutura organizacional da APAE. Também explicaram que o custo operacional da entidade está aumentando devido as várias ações realizadas e as mudanças que são necessárias para o bom atendimento na Escola e que isso é motivo de preocupação pois chegará em um certo momento onde a APAE necessitará de recursos específicos destinados a manutenção dessa estrutura.
Após essa explicação, as outras colaboradoras e membros da diretoria presentes falaram especificamente sobre o tratamento das pessoas diagnosticadas com autismo que são atendidos pela Escola. Essas pessoas necessitam de profissionais muito bem capacitados (a escola da APAE é referência regional pelos atendimentos prestados) e de um ambiente que transmita confiança e tranquilidade para que sua educação seja qualificada proporcionando uma melhor qualidade de vida.
A APAE de Crissiumal conta com 143 alunos, atende pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Não existe uma receita ou tratamentos mágicos, pois a TEA não tem cura. Como cada autista é único em suas características, cada um necessitará de apoios clínicos diferentes e de acordo com a ciência, acredita-se que o número de pessoas com autismo será aumentado significativamente num futuro bem próximo devido aos fatores ambientais e de desestruturação genética.
Ao final os vereadores presentes colocaram-se a disposição da APAE e, como sempre ocorre, irão levar a demanda aos outros Vereadores, ficando decidido que uma nova reunião deverá ocorrer nos próximos dias para que as demandas dessa entidade sejam apresentadas para o Legislativo de Crissiumal.

